Menu

História

Histórico Resumido da Comunidade São Paulo Apóstolo

Setembro/1969: Inauguração do bairro Siderópolis.

03/05/1970: Primeira Missa de Fundação da Comunidade, celebrada pelo Padre Henrique, no pátio do Colégio Estadual Acre.

10/05/1970: Segunda Missa com a apresentação do Padre Natanael Campos, que celebrou essa Missa no pátio do Colégio Estadual Acre. Nessa mesma data, realizou-se uma assembleia para dar andamento à comunidade: definiu-se a coordenação e representantes, que seriam missionários para visitação, informações e formação de grupos de reflexão.

04/08/1970: Primeiro ofício assinado pelo Padre Natanael, enviado à siderúrgica da cidade, solicitando o terreno que no projeto do loteamento já estaria reservado para a construção de uma igreja.

Outubro/1970: Padre Natanael deixou a nossa comunidade e durante a ausência de um padre responsável, fomos assistidos pelo Bispo Dom Waldyr Calheiros de Novaes.

Dezembro/1970: Chegada do Padre Fernando Vandenabelle, que permaneceu conosco até meados de Abril de 1971.

Fevereiro/1971: Recebemos da siderúrgica, a resposta ao nosso ofício enviado em 04/08/1970. O retorno que dela recebemos não atendia as nossas pretensões. A resolução deles foi de que o terreno somente seria cedido para construção de um 'Templo Ecumênico' ou centro comunitário que viesse atender a todas entidades religiosas e seitas existentes em Volta Redonda.

Certos de que isso não seria possível, buscamos dialogar, mostrando que por envolver diferentes conceitos e dogmas religiosos, um conflito se estabeleceria, inclusive quanto ao capital financeiro que deveria ser empregado na obra do espaço comunitário.

02/02/1971: Chegada do Padre Ernesto Moreira Lamim (neo-sacerdote) para a nossa comunidade.

19/02/1971: Audiência marcada com a siderúrgica para maiores esclarecimentos. Ficou definida a marcação de cinco novas reuniões com membros da nossa Igreja e das demais igrejas. Nestas reuniões participaram o Padre Fernando Vandenabelle, o Monsenhor Manoel P. Barreto Viana e mais 14 membros da nossa comunidade. Nas últimas reuniões, já contávamos com a presença do Pe. Ernesto.

Nossa Decisão - Com a desistência dos membros das outras Igrejas, não havia mais sentido insistir na ideia da construção do centro comunitário e firmamos o propósito de comprar o terreno, comunicando à siderúrgica.

17/11/1971: Nova audiência com a siderúrgica, onde solicitaram que nova carta fosse enviada à presidência da empresa, oficializando o desejo de se adquirir o terreno.

11/04/1974: Tivemos a resposta da siderúrgica aprovando a venda do terreno pelo valor de Cr$ 75.723.48 para pagamento em 36 meses. Solicitamos portanto, que se providenciasse a escritura.

08/06/1974: Foi lavrada a escritura em cartório, assinada pelas partes interessadas.

Campanhas para pagamento do Terreno: A compra desse terreno foi graças à iniciativa do Padre Ernesto, que com a campanha entre as comunidades Siderópolis/Casa de Pedra, entre amigos das comunidades Santa Cecília e São Sebastião do bairro Sessenta, conseguimos a quantidade necessária para o pagamento do terreno.

29/06/1975: Lançamento da pedra fundamental. Construímos um galpão para depósito do material de obras e ligado a ele, um segundo galpão, onde passamos a celebrar as nossas Missas, realizar as reuniões e outros eventos.

Junho de 1976: Padre Ernesto formou uma comissão de obras e demos início a construção do templo. Com mutirões, 'festivais da alegria', gincanas com os jovens, levantamos a nossa igreja. O Padre Ernesto surgeriu como padroeiro da comunidade, São Paulo Apóstolo.

Daí em diante, seguimos na caminhada cotidiana de nos doarmos em serviço e oração por essa comunidade. Muitos episódios e fatos marcaram a nossa linda história, porém não caberiam aqui nessa suscinta narrativa.

18/04/2009: Padre Ernesto falece e abre-nos um período de vacância.

06/12/2009: A comunidade se lança na era digital e inaugura o COMSAOPAULO.COM.

18/12/2009: Toma posse como nosso pároco, o neo-sacerdote Padre José Antonio Perry.

03/05/2010: Três dias consecutivos de festa celebram os 40 anos de fundação da comunidade.

Julho de 2011: O prefeito Antônio Francisco Neto sanciona a lei municipal (de autoria do vereador Carlos Roberto Paiva) que renomeia a rua da Igreja São Paulo Apóstolo, passando a se chamar Rua Padre Ernesto Moreira Lamin.

21/08/2011: O site COMSAOPAULO.COM é relançado com nova formatação visual, entre outras novidades interativas e informativas.

02/10/2011: O bispo diocesano D. Francisco Biasin, recém empossado, dedica o novo Altar da nossa igreja. Ele também abençoou o novo Ambão e a nova Pia Batismal, todos feitos de pedra maciça. Nessa Eucaristia, a imagem de Cristo Ressuscitado foi erguida em nosso presbitério (totalmente reformado).

20/11/2011 Na Festa de Cristo Rei, D. Francisco Biasin inaugura o busto instalado no jardim da igreja em homenagem ao Pe. Ernesto. Na mesma data, o prefeito Antônio Francisco Neto reinaugurou a rua da Igreja São Paulo, com o novo nome: Rua Padre Ernesto Moreira Lamin.

Notícias das Comunidades

Acenda uma vela

Acenda uma vela para uma graça recebida, para um ente querido ou causas difíceis.

Acenda uma vela