Menu

SSVP - Missa das 5 intenções

Todos os anos, geralmente no aniversário da Conferência, os vicentinos mandam que se celebre a ‘Missa das Cinco Intenções’, que são elas: a) dos falecidos da SSVP; b) da Santa Igreja Católica; c) do Santo Padre, o Papa; d) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP); e) do Brasil.

A prática de promover a ‘Missa das Cinco Intenções’ é antiga. Ela foi iniciada “em 1870, as tropas italianas ocuparam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República, depondo Napoleão III e promovendo um estado de calamidade na França , o que levou um Presidente de Conferência , no centro do país, a obter de seu Bispo para que fosse celebrada diariamente uma Missa com quatro intenções: a) A Igreja; b) O Papa; c) A França ; d) A Sociedade de São Vicente de Paulo. O objetivo era alcançar de Deus uma solução para aquele conflito”. Logo, este procedimento foi adotado por outros países, com frequência anual. No Brasil, além de rezar pela pátria local, a Missa ganhou mais uma intenção, que foi a de relembrar os falecidos vicentinos.

A Sociedade de São Vicente de Paulo – conhecida pelas iniciais SSVP, é uma organização e um movimento católico internacional de leigos, muito conceituada, com 176 anos de funcionamento foi fundada em Paris, França, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam (na época com 20 anos de idade) e alguns companheiros. Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e na obra deste Santo, esforçando-se, sob o influxo da justiça e da caridade para aliviar os sofrimentos do próximo mediante o trabalho coordenado de seus membros.

 

Fontes: http://www.ssvpbrasil.org.br/a-ssvp/

http://arquidiocesecampinas.com/pastoral/sociedade-sao-vicente-de-paulo-vicentinos/

http://www.pnsassuncao.org.br/pastorais-e-movimentos/movimentos/ssvp-sociedade-sao-vicente-de-paulo

 

Notícias das Comunidades

Acenda uma vela

Acenda uma vela para uma graça recebida, para um ente querido ou causas difíceis.

Acenda uma vela